Universidade de São Paulo
BRASIL
 
 














UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
 Preparar para impressão 

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A MATRÍCULA INTERATIVA


Verifique atentamente as datas das interações e consolidações (seleção de alunos nas turmas), no menu Calendário USP, bem como o período letivo, feriados e recesso do próximo semestre. Os feriados municipais estão ao final do Calendário.

O primeiro passo é ter em mãos seu período ideal de matrícula (PM), disponível no respectivo menu e as disciplinas e turmas que você pretende cursar no próximo semestre. Use o quadro Evolução no Curso para ver quais serão oferecidas. Lembramos que os programas das disciplinas e os horários das turmas poderão ser encontrados no Júpiterweb.

Em cada interação de matrícula no Sistema Júpiterweb, todas as disciplinas/turmas obrigatórias, optativas eletivas ou livres e/ou vinculadas a seu curso (possíveis para a matrícula), serão apresentadas para inscrição.

Os alunos devem, previamente, escolher as disciplinas/turmas que pretendem cursar, tendo o cuidado de inscrever-se nas disciplinas obrigatórias que não apresentem conflito de horário. Podem, também, solicitar matrículas em turmas de disciplinas de semestres anteriores (atrasados/repetentes) e naquelas que pretendem antecipar, desde que cumpridos os requisitos, se houver.

Importante: o aluno deverá inscrever-se em, pelo menos, uma das interações. Porém, recomendamos que inscrevam-se logo na primeira, para que os responsáveis pelas disciplinas tenham uma real noção de demanda.

Para cada aluno ativo o Sistema Júpiter calculará:

1- Créditos Acumulados (CA): número de créditos cursados ou dispensadas pelo aluno nas disciplinas obrigatórias e eletivas constantes na Estrutura Curricular do curso. O número correspondente aos créditos acumulados é a soma dos créditos obtidos em disciplinas obrigatórias e eletivas cursadas, mais o acréscimo de 12 créditos - que funciona como uma "média" dos créditos cursados no semestre corrente, visto que estes não entram nesse cálculo.

2- Média Completa - "Suja" (MS): média ponderada pelo número de créditos de todas as disciplinas cursadas pelo aluno, inclusive as reprovações, constantes na Estrutura Curricular do curso no qual esteja alocado.

3- Período de matrícula (PM): indicador da progressão do aluno na Estrutura Curricular do Curso (PM variando de 2 à duração ideal do curso).

O cálculo do Período de Matrícula (PM) de cada aluno será determinado segundo:

Definição 1: Número de Créditos Cumulativos do Curso (NC):

É calculado a partir do número de créditos cumulativo das disciplinas obrigatórias e eletivas de acordo com o PD - período ideal da grade curricular do curso do aluno conforme apresentado na Estrutura Curricular.

Definição 2: Créditos acumulados do aluno (CA):

Obtido pela soma dos créditos das disciplinas obrigatórias e eletivas (constantes da grade curricular) aprovadas ou dispensadas (aproveitamento de estudo), acrescido
de 12, conforme explicado anteriormente.
Ex.: Se um aluno tem 184 créditos acumulados, terá: CA = 184 + 12 = 196.

Definição 3: Período do aluno (PA) = semestre ideal do aluno:

É a posição correspondente do número de créditos acumulados pelo aluno (CA) no vetor de créditos do curso (NC), ou seja, a "alocação" do aluno no curso neste semestre.

Definição 4: Período ideal de matrícula (PM):

Ajuste para situar o aluno no período de matrícula:
Se PA e semestre a cursar tem mesma paridade, então PM = PA,
caso contrário, PM = PA + 1.

O Sistema Júpiter mostrará a cada aluno, no menu Gestão da Matrícula, Período Ideal Calculado, os valores calculados de seus PM, MS e CA.
Enfatizamos a importância do acompanhamento, por parte do aluno, de sua alocação no curso. O aluno pode checar sua situação atual através do Júpiterweb, opção "Evolução no curso".

Se achar necessário, pode solicitar a alteração do seu Período Ideal (PM) ao Serviço de Graduação, via e-mail ou pessoalmente, lembrando que a prioridade 01 de matrícula é para os alunos cujo PM = PD. Essa solicitação deverá ser feita antes da matrícula e será analisada pelo.Serviço de Graduação

CONSOLIDAÇÃO DE MATRÍCULA (para disciplinas Obrigatórias e Eletivas) - Eventualmente o número de alunos que solicitam uma determinada turma pode ser superior ao número de vagas disponíveis.
Neste caso, terão prioridade os alunos cujos Períodos de Matrícula (PM) sejam mais próximos do Período da Disciplina (PD). Posteriormente, quando menores - e assim por diante.

Especificamente:
prioridade 1 - alunos com PD = PM (período ideal)
prioridade 2 - alunos com PD = PM - 2 (atraso de um ano)
prioridade 3 - alunos com PD = PM - 4 (atraso de dois anos)
prioridade 4 - alunos com PD = PM - 6 (atraso de três anos)
prioridade 5 - alunos com PD = PM - 8 (atraso de quatro anos)
prioridade 6 - alunos com PD = PM + 2 (antecipação de um ano)
prioridade 7 - alunos com PD = PM + 4 (antecipação de dois anos)
prioridade 8 - alunos com PD = PM + 6 (antecipação de três anos)
prioridade 9 - alunos com PD = PM + 8 (antecipação de quatro anos)

NOTA: Como critério de desempate serão utilizadas as médias sujas (MS) decrescentes e depois os números de créditos acumulados (CA) decrescentes, disponíveis na época do processamento de matrícula.

Na 1ª consolidação, o Sistema Júpiter processará a seleção das inscrições dos alunos nas disciplinas com PD = PM.
Nessa etapa, o Sistema Júpiter identifica turmas (PD) com número de inscrições maior do que o de vagas; classifica os alunos segundo o critério acima e realiza a seleção dos alunos, que ficarão com reserva, até o limite de vagas de cada turma, ou como excedentes (turma lotada).
Após a consolidação, o sistema será reaberto para os alunos verificarem qual o status das disciplinas/turmas solicitadas, sendo:

I. Para os alunos com PM = PD:
TURMA RESERVADA para os alunos selecionados;
TURMA LOTADA para os alunos excedentes.

II. Para os alunos com PM diferente de PD:
TURMA EM LISTA DE ESPERA para os alunos não analisados.

Depois desta 1ª Consolidação, e de ajustes de vagas feitos pelas Unidades, a Matrícula web será reaberta para que os alunos verifiquem a situação de suas inscrições e, eventualmente, façam alterações, inclusões e exclusões (2ª. Interação dos alunos).

Na 2ª Consolidação (PD = PM - 2), o Sistema Júpiter processará a seleção das matrículas dos alunos nas disciplinas um ano atrasadas, e assim por diante, até a última, quando serão processadas todas as prioridades e também as optativas livres e extracurriculares.
Observação importante: Apenas nesta última consolidação, as inscrições nas turmas em que o aluno ficou com situação de TURMA LOTADA serão excluídas automaticamente.
Nas consolidações intermediárias, as disciplinas com TURMA LOTADA ou LISTA DE ESPERA, continuarão inscritas, até que o aluno exclua ou mude para outra turma, o que é recomendável, por garantia.

ATENÇÃO: voltamos a salientar a importância de verificarem as datas das interações e respectivas consolidações no menu Calendário USP, bem como de retificação de matrícula, trancamento e outras de seu interesse.