Júpiter - Sistema de Graduação

Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Disciplina: CEN0109 - Ecologia Geral

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Tipo: Semestral

Objetivos
Compreender as condições de existência dos seres vivos e as interações entre eles e o seu meio, bem como os efeitos das ações antrópicas no equilíbrio e na dinâmica de ecossistemas.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Luiz Antonio Martinelli
Marcelo Zacharias Moreira
Plinio Barbosa de Camargo
 
Programa Resumido
O âmbito da ecologia. O ecossistema: conceito e estrutura. Estudo do ecossistema. Produção global e decomposição. Estabilidade dos ecossistemas. A energia nos sistemas ecológicos: conceitos de produtividade, cadeias alimentares, níveis tróficos. Os ciclos biogeoquímicos. Dinâmica de populações. Populações e comunidades Fatores limitantes e o ambiente. Estresse antropogênico e resíduos tóxicos. Desenvolvimento e evolução dos ecossistemas. Impactos humanos sobre a biosfera.
 
Programa
Definição, objetivos e subdivisão dos campos da ecologia. Níveis de organização dos seres vivos nos ecossistemas. Propriedades emergentes.
O ecossistema: conceito e estrutura. Controle biológico do ambiente geoquímico. Hipótese de Gaia. Estudos dos diferentes ecossistemas com práticas de campo. O habitat, as populações e suas características. A comunidade. Interações dos seres vivos na comunidade. Produção global e decomposição. Estudo da produtividade em ecossistemas terrestres e aquáticos. Mecanismos que regulam a estabilidade dos ecossistemas. Natureza cibernética e estabilidade dos ecossistemas. Exemplos e classificação dos principais ecossistemas. Conceitos básicos ligados ao fluxo de energia nos ecossistemas. Lei da entropia. Conceitos de produtividade primária e secundária e diferentes métodos de estudo. Cadeias alimentares, redes alimentares e níveis tróficos. Cadeias de detritos e de pasteio. Qualidade de energia. Conceito de eficiência fotossintética e produtividade nos ecossistemas. Estrutura trófica e pirâmides ecológicas. Capacidade de suporte do meio. Ciclos biogeoquímicos. Padrões e tipos básicos de ciclos biogeoquímicos. A bacia hidrográfica e os ciclos geoquímicos. O ciclo do carbono e da água. Ciclos sedimentares. Ciclagem de elementos não essenciais. Ciclagem de nutrientes nas regiões tropicais. Índice de reciclagem e sua aplicabilidade. Estudos quantitativos dos ciclos biogeoquímicos. Fatores limitantes e o ambiente. Lei do mínimo. Dinâmica de populações. Crescimento populacional. Oscilações cíclicas nas populações. Estrutura da população. Estratégias para a otimização da energia nas populações. Interação entre as espécies da comunidade. Competição, predação, parasitismo, alelopatia, comensalismo, cooperação e mutualismo. Habitat, nicho ecológico, guildas e território. Gradientes geográficos, ecotones e efeito de borda. Evolução dos ecossistemas. Sucessões primária e secundária. Clímax e suas características. Os biomas brasileiros. Principais características da floresta amazônica, do cerrado, da caatinga nordestina, do pantanal, das florestas tropicais e subtropicais do sudeste e das matas de araucária. Conseqüências ecológicas do estresse antropogênico e dos resíduos tóxicos nos ecossistemas terrestres e aquáticos. O conceito de sustentabilidade ecológica.


 
Avaliação
 
      Método
      Provas escritas, relatórios de práticas e seminários
 
      Critério
      A média final (M final) será dada por:
Média de 2 provas teóricas (80%)
Trabalhos, Práticas e Seminários (20%)
 
      Norma de Recuperação
      Prova a respeito de assuntos do programa geral.
 
Bibliografia
EMBRAPA. Atlas do meio ambiente do Brasil. Brasília, 1994. 140p.
FERRI, M.G. Vegetação brasileira. EDUSP, São Paulo,, 1980. 157p.
HUECK, K. As Florestas da América do Sul. Ed. Polígono, São Paulo, 1972. 466p.
JANZEN, D.H. Ecologia vegetal nos trópicos. Coleção Temas de Biologia. Vol7., São Paulo. EDUSP, 1980. 79p.
MOLEN van der, Y. F. Ecologia. EPU, São Paulo, 1981. 120p.
ODUM, E.P. Ecologia. Ed. Guanabara, Rio de Janeiro, 1988, 434p.
PINTO-COELHO, R. M. Fundamentos de Ecologia. Artmed Ed., 2000. 252p.
RICKLEFS, R.E. A Economia da Natureza. Ed. Guanabara, Rio de Janeiro, 1996, 470p.
 

Clique para consultar o oferecimento para CEN0109.