Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Geociências
 
Geologia Sedimentar e Ambiental
 
Disciplina: GSA0412 - Geologia Ambiental

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral

Objetivos
Permitir que o aluno compreenda a aplicação da geologia nos delicados relacionamentos dos processos geológicos e materiais constituintes da terra, com o homem, no intuito de eliminar, amenizar ou prever conflitos com o meio ambiente.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Denise de La Corte Bacci
Edilson Pissato
Veridiana Teixeira de Souza Martins
 
Programa Resumido
 
Programa
- Revisão de conceitos, área de atuação do geólogo, definição da geologia ambiental. Introdução aos processos naturais que ocasionam acidentes (Natural Hazards). Conceito de Geodiversidade e sua importância na integração dos processos geológicos frente a avaliação de impactos ambientais.
- Interação entre os processos atmosféricos e geológicos, para compreensão dos sistemas de retroalimentação envolvidos nas mudanças climáticas globais e as possíveis interferências antrópicas.
- Impactos ambientais e previsibilidade de processos da dinâmica interna como vulcanismo e terremotos. Mapas de risco sísmico, sistemas de alerta e monitoramento de sismos e erupções.
- Monitoramento (magnitude e freqüência) de Movimentos de massas, erosão continental e costeira, sedimentação e enchentes para a identificação do potencial dos processos; previsão e prevenção de impactos ambientais e antrópicos associados; balanço sedimentar de praia mediante interferências antrópicas.
- Determinação de grau de Risco Geológico e Mapeamento de áreas de risco, associados aos processos naturais (movimentos de massa e enchentes) que causam acidentes no Brasil.
- Exploração de Recursos Minerais: limitações dos bens minerais e a qualidade ambiental; mineração a céu aberto (natureza dos depósitos, abertura da cava, extensão e impacto ambiental e social); rejeitos de mineração.
- Avaliação de impactos Ambientais associados à Exploração de Recursos Hídricos e Energéticos: legislação, monitoramento, riscos associados (avaliação), anomalias físico-químicas que afetam a saúde humana.
- Planejamento de ocupação do meio físico e impactos associados: urbanização e obras civis; barragens; estradas e túneis; resíduos Sólidos e aterros sanitários. Avaliação do risco associado.
- Legislação minerária e ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental; Licenciamento Ambiental; Gestão ambiental e de risco; Monitoramento e Controle de poluentes; Recuperação Ambiental do meio físico (restauração, recuperação e reabilitação). Recuperação de áreas degradadas pela mineração. CARGA HORÁRIA TOTAL DAS AULAS DE CAMPO: 15 HORAS.
 
Avaliação
 
      Método
      Provas, seminários, relatórios de visitas técnicas e exercícios.
 
      Critério
      Aprovação na disciplina será obtida pela média (os pesos serão definidos pelo docente) das notas obtidas em cada tipo de avaliação.
 
      Norma de Recuperação
      Conforme a Resolução 3583, de 29.09.89.
A Nota final será calculada conforme a seguinte fórmula: Nf = (Ma + Nr)/2;
Ma = média final da disciplina; Nr = nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
Ayala Carcedo, F.J. 1988. La geologia ambiental en el contexto de las disciplinas y problemas ambientais. Serie Engenharia GeoAmbiental. Madrid: Inst. Tecn. Geominero de España, p.9-15
Aswathanarayana, U. 1995. Geoenvironment: an introduction. Rotterdam: A.A. Balkema, 270p.
Bates, R.L. & Jackson, J.A. (Eds). Glossary of Geology. 3 ª ed. Alexandria: American Geological Institute, 1987. 788p.
Bitar, O.Y. (Coord.) et al. 1995. Curso de Geologia Aplicada ao Meio Ambiente. São Paulo: Publ. ABGE/IPT. Série Meio Ambiente
Dow K.. Downing, T.E. 2007 O Atlas da Mudança Climática. O mapeamento completo do maior desafio do planeta. São Paulo. Publifolha.
BRASIL. Ministério das Cidades/ Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. 2007. Mapeamento de Riscos em Encostas e Margem de Rios. Carvalho, C.S.; Macedo, E.S.; Ogura, A.T.(org.). Brasília, Ministério das Cidades, Instituto de Pesquisas Tecnológics, 176p.
Flawn, P.T. Environmental geology: conservation, land use, planning and resource management. New York: Harper & Row Pub., 1970. 313p.
IPT, Insituto de Pesquisas Tecnológicas. 1991. Ocupação de encostas. Cunha, M.A. (coord.). Publicação IPT no 1831. São Paulo.
Keller, E.A. Environmental geology. 8ª ed. Columbus: Upper
Saddle River, N.J : Prentice Hall, 2000.562 p.
Machado, R. (Org.) As Ciências da Terra e sua importância para a Humanidade. SBG. 2008.
Marcovich, J. Para entender o futuro. 2006. EDUSP.
Oliveira, A.M.S. (1990) Limites ambientais do desenvolvimento: geociências aplicadas, uma abordagem tecnológica da biosfera. São Paulo: ABGE. Artigo Técnico.
Maruyama, S. Aquecimento Global?. Tradução Kenitiro Suguio. Oficina de Textos. São Paulo, 2009
Muller-Platenberg, C. & Ab' Saber, A.N. (Orgs). 1994 Previsão de Impactos: O Estudo do Impacto Ambiental no Leste, Oeste e Sul. Experiência no Brasil, na Rússia e na Alemanha. EDUSP. São Paulo/SP
Ruiz, M.D. & Guidicini, G. Introdução. In: OLIVEIRA, A.M.S. & Brito, S.N.A (Eds.). Geologia de Engenharia. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), 1998. p.01-05.
Sanchez, L.E. Avaliação de Impacto Ambiental. Conceito e Métodos. Ed. Oficina de Textos. 2006.
Souza, C.R.G. et al. Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto. Holos, Editora, 2005.
Santos, A.R. A grande barreira da Serra do Mar: da trilha dos Tupiniquins à Rodovia dos Imigrantes. São Paulo. O nome da Rosa. 2004.
Santos, A.R Geologia de Engenharia: conceitos, métodos e prática. Editora O Nome da Rosa. 2009.
SVMA - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Atlas ambiental do Município de São Paulo - o verde, o território, o ser humano: diagnóstico e bases para a definição de políticas públicas para áreas verdes no Município de São Paulo / coordenação de Patrícia Marra Sepe e Harmi Takiya. 2004.
Tominaga, L.; Santoro, J.; Amaral, R.(org). Desastres Naturais: conhecer para prevenir. São Paulo, Instituto Geológico, 2009.
Veiga, J. E. (org.). Aquecimento global: frias contendas científicas. São Paulo: Senac, 2008.
 
Requisitos
Disciplina Requisito
0440620 Geologia Geral

Clique para consultar o oferecimento para GSA0412.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP