Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Epidemiologia
 
Disciplina: HEP0173 - Laboratório de Uso de Dados Demográficos e Socioeconômicos

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral

Objetivos
Desenvolver a compreensão do conceito e tipos de indicadores, de forma a familiarizar os alunos com Sistema Nacional de Estatísticas Públicas e a obtenção de indicadores demográficos e socioeconômicos, especialmente de saúde. Nesse aspecto, a disciplina tem o propósito de constituir-se num espaço mobilizador da aprendizagem e treinamento dos alunos para a utilização dessas informações disponíveis em meio eletrônico.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Zilda Pereira da Silva
 
Programa Resumido
Conceito de indicadores, usos e classificações. Fonte de dados demográficos e socioeconômicos (IBGE, IPEA, Seade, Ministério da Saúde, Ministério da Educação). Acesso e uso de indicadores de condições de vida, sociais, econômicos e demográficos.
 
Programa
- Sistema Nacional de Estatísticas Públicas. - Conceito de indicadores, usos e classificações. - Dados e indicadores demográficos e socioeconômicos (população, trabalho e renda, pobreza e desigualdade, saúde, educação, domicílios e família): conceitos e fontes de dados. - Indicadores de condições de vida (IDH, IPVS, IPRS e outros): conceitos e fontes de dados. - Acesso em meio eletrônico às principais fontes de dados socioeconômicos e demográficos (IBGE, IPEA, Seade, Ministério da Saúde, Ministério da Educação). - Agências internacionais produtoras de indicadores socioeconômicos e demográficos.
 
Avaliação
 
      Método
      Uma prova teórica, exercícios durante as aulas e trabalho/seminário.
 
      Critério
      A nota média da disciplina será calculada pela média ponderada das notas da prova, de exercícios e do seminário.
 
      Norma de Recuperação
      prova substitutiva.
 
Bibliografia
Dedecca CS. Conceitos e estatísticas básicas sobre mercado de trabalho. Economia e trabalho: textos básicos. Campinas, 1998. Hakkert R. Fontes de Dados Demográficos. Série Textos Didáticos 3. ABEP, 1996. Jannuzzi PM. Indicadores sociais no Brasil. 3ª ed. Campinas: Alínea/Puc-Campinas, 2006. Laurenti, R; Mello Jorge MHP; Lebrão ML; Gotlieb SLG. Estatística de Saúde. São Paulo, EPU, 2005. Rede Interagencial de Informação para a Saúde - RIPSA. Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil: conceitos e aplicações. 2ª ed. Brasília, Organização Pan-Americana da Saúde, 2008 (Disponível em PDF).
 

Clique para consultar o oferecimento para HEP0173.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP