Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Disciplinas Interdepartamentais da ESALQ
 
Disciplina: 0110601 - Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica
Professional Internship in Agriculture

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 26
Carga Horária Total: 810 h ( Estágio: 810 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação: 31/12/2015

Objetivos
Aprimorar a formação cultural, social e técnico-científica do estudante.
Colocar o estudante em sintonia com a prática diária de sua profissão.
Possibilitar ao estudante a experiência de um ensaio pré-profissional.
Dar ao estudante a oportunidade de utilizar sua experiência pré-profissional para identificar as disciplinas que melhor complementem sua formação acadêmica para cursá-las após o período de Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica.
 
 
 
Programa Resumido
2. PROGRAMA RESUMIDO :

O estudante candidato à Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica deverá planejar, juntamente com o seu orientador, um programa em que seja considerada uma das alternativas seguintes:

a) Unidade de produção agrícola, florestal ou agroindustrial.

O programa deverá contemplar a participação do estudante nas atividades relacionadas à produção na unidade e seu envolvimento com a identificação de problemas, a proposta de soluções e o emprego dessas soluções.

b) Instituições de pesquisa, de ensino, ou de extensão rural oficiais ou privadas.

O programa deverá contemplar a participação do estudante em projetos específicos a se iniciarem, já iniciados ou em andamento nessas áreas.

c) Entidades públicas ou privadas atuantes na área de produção.

O programa deverá contemplar a elaboração de projetos de utilização de recursos naturais ou manufaturados para a produção de alimento, fibras, energia ou materiais de abrigo.
 
The students taking the Professional Internship in Agriculture should plan, together with their advisor, a program considering one of the following options: a) Agricultural, forest or agroindustrial production unit. The program includes participation in activities related to the unit production, and problem identification, solution proposal and application; b) Public or private organizations for the research, education and rural extension. The program includes the student participation in new or ongoing specific projects; c) Public and private research institutions. This program includes project developments using natural or manufactured resources for the food, fiber, energy and shelter building material production.
 
 
Programa
3. PROGRAMA ANALÍTICO :

O Estágio Profissionalizante em Engenharia Agronômica terá um programa para cada estudante ou grupo de estudantes, elaborado de comum acordo com o seu orientador. O conteúdo do programa será delineado de modo a enquadrar-se em uma das seguintes áreas de atuação:

Produção: Análise de recursos, projeto de implantação e cronograma de implantação, técnicas de execução, previsão de produção e planejamento econômico. Manejo de recursos naturais e insumos.

Pesquisa: Elaboração de projetos de pesquisa específicos, identificação de problemas, delineamento experimental, redação de projetos, execução, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório final de pesquisa.

Ensino: Técnicas de ensino, princípios pedagógicos e didáticos. Avaliação do aprendizado e modelos de avaliação. Prática de ensino teórico e aplicado.

Transformação: Estudo, acompanhamento e execução de casos específicos de transformação de matéria prima de origem agropecuária. Estudos dos processos envolvidos em seus aspectos, de engenharia e de avaliação qualitativa, tanto na esfera rural quanto na industrial.

Administração: Análise e planejamento da gerência de projetos agropecuários.

Extensão: Estudo e aplicação dos princípios e técnicas de divulgação de conhecimentos e práticas visando o aumento da produtividade e da eficiência nas operações de produção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
MÉTODO:
Será realizado pelo acompanhamento do orientador por comunicação via email e análise dos relatórios de atividades.
Critério
CRITÉRIO:
A avaliação final será feita mediante apresentação oral e julgamento do relatório final.
Norma de Recuperação
6. NORMA DE RECUPERAÇÃO: Não há recuperação na disciplina de Estágio Profissionalizante
 
Bibliografia
     
a ser indicada pelo departamento responsável.
 

Clique para consultar os requisitos para 0110601

Clique para consultar o oferecimento para 0110601

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP