Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0022 - Estatística Aplicada II
Applied Statistics II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo complementar a formação em análise de dados do aluno do bacharelado em Relações Internacionais iniciada em Métodos de Pesquisa I. A ênfase de Métodos I é no aprendizado das noções básicas de estatística descritiva e de como realizar um trabalho empírico acadêmico na área de Relações Internacionais. Em Métodos II, o objetivo é usar ferramentas estatísticas mais sofisticadas para realizar inferências e estabelecer relações de causalidade. Ao ser capaz de diferenciar relações de causalidade de meras correlações entre dados, o aluno perceberá como os métodos empíricos de pesquisa são parte fundamental do estudo teórico das disciplinas do bacharelado em Relações Internacionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
598407 - Adriana Schor
3137940 - Daniela Carla Decaro Schettini
1558501 - Marislei Nishijima
3487340 - Natalia Dus Poiatti
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos algumas ferramentas estatísticas de análise de dados. Nas aulas teóricas serão apresentados os conceitos probabilísticos e estatísticos em que se baseiam estas ferramentas, mas o foco principal será a utilização destes instrumentos em bases de dados relacionados com as disciplinas do curso de bacharelado em Relações Internacionais em aulas práticas no laboratório de informática. Assim como na disciplina Métodos Empíricos de Pesquisa I (pré-requisto para esta segunda disciplina em métodos quantitativos), a avaliação será composta por exercícios em sala de aula e por um trabalho final. Este trabalho final deverá avaliar não só a capacidade do aluno em fazer uma análise mais formal e sofisticada de uma base de dados, mas também da sua capacidade de escrever um trabalho empírico acadêmico.
 
 
 
Programa
1. Inferência estatística a. intervalo de confiança b. teste de hipóteses 2. Análise de variância 3. Correlação, Regressão linear e variáveis Dummy 4. Variáveis Dependentes Limitadas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas e trabalho final.
Critério
Conforme artigos 81 a 84 do Regimento Geral da USP, as notas variarão de zero a dez e para ser aprovado o aluno deverá obter nota final igual ou superior a cinco e ter, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina.
Norma de Recuperação
Poderão participar da recuperação os alunos com nota entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70%, em conformidade com a Resolução CoG nº 3583.
 
Bibliografia
     
Barrow, M. Estatística para economia, contabilidade e administração. São Paulo: Ática, 2007. Bussab, W. e P. Morettin, Estatística Básica. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002. Gujarati, D, Econometria Básica. 5ª edição, 2011. Lapponi, J., Estatística usando Excel. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para BRI0022

Clique para consultar o oferecimento para BRI0022

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP