Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Centro de Energia Nuclear na Agricultura
 
Disciplina: CEN0167 - Biodiversidade e Conservação: Um Enfoque Molecular
Biodiversity and Conservation: A Molecular Approach

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
: O objetivo principal desta disciplina é oferecer ao aluno conhecimentos básicos sobre biodiversidade e conservação de recursos biológicos e genéticos, sob um enfoque bioquímico e molecular, que permitam explorar:
a) O conceito da biodiversidade, os níveis da organização biológica em diferentes sistemas, a possibilidade de identificação dos processos evolutivos prevalecentes e a quantificação através de métodos bioquímicos e moleculares;
b) A determinação da importância da biodiversidade e sua conservação para o homem, incluindo bioética e as estratégias para manutenção do equilíbrio entre a conservação e exploração dos recursos biológicos, com estudos de caso;
c) Através de uma noção integrada dos fundamentos das tecnologias de análise de polimorfimos genéticos, proporcionar a competência na análise da biodiversidade do ponto de vista molecular e em tomadas de decisão em políticas de preservação ambiental e da diversidade genética;
d) Capacitar o aluno na utilização dos recursos genéticos para o descobrimento e aproveitamento de moléculas na geração de bio-produtos inovadores e de interesse agro-industrial de maneira sustentável.
e) O valor da informação sobre a diversidade biológica, a organização, disseminação e uso na educação, pesquisa e manejo.

As atividades serão desenvolvidas através de : 1. aulas teóricas; 2. aulas práticas em laboratório para incrementar o conhecimento e experiência em técnicas bioquímicas e moleculares usadas em estudos da biodiversidade e conservação dos recursos biológicos e genéticos; 3. leitura, trabalho e discussões em grupo sobre a pesquisa na área; 4. excursões a programas de conservação da biodiversidade e de recursos genéticos.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
50153 - Tsai Siu Mui
 
Programa Resumido
Introdução, fundamentos e terminologia em biodiversidade e conservação. Análises bioquímica e molecular da diversidade genética: a informação obtida através do polimorfismo molecular com e sem efeitos adaptativos. Estudos de comunidades usando marcadores biológicos e ferramentas moleculares. Exploração sustentável da biodiversidade: aproveitamento biotecnológico da biodiversidade. A conservação de recursos biológicos e genéticos através da biotecnologia. Uso da bioinformática na análise da diversidade genética e evolução. Exploração sustentável da biodiversidade: aspectos éticos e legais
 
Introduction, principles and terminology in biodiversity and conservation; Biochemical and molecular analysis of genetic diversity: information obtained from molecular polymorphism with or without adaptive effects; Community studies using biomarkers and molecular tools; Sustainable use of biodiversity: technological use of biodiversity; Conservation of biological and genetic resources by means of biotechnology; Use of bioinformatics in the analysis of genetic diversity and evolution; Sustainable use of biodiversity: ethical and legal aspects.
 
 
Programa
• GENES E BIODIVERSIDADE
Biodiversidade como expressão do processo evolutivo
Sistemas de expressão gênica e adaptabilidade: Geração de biodiversidade
Avaliação da biodiversidade e conseqüências para a conservação e aproveitamento dos recursos biológicos e genéticos

• DIVERSIDADE MOLECULAR E O ESTUDO DE COMUNIDADES
O uso do gene 16S rRNA como marcador biológico.
As ferramentas moleculares em estudos de ecologia e filogenia: clonagem, transformação e sequenciamento de DNA.
A bioinformática e a aquisição de dados em bancos internacionais.
Medidas de diversidade biológica: índices de diversidade, estimadores de riqueza de espécies e medidas de equitatividade.

• ATIVIDADE ANTROPOGÊNICA E A EROSÃO GENÉTICA
Desmatamento e atividades da agropecuária: a perda da biodiversidade e a restauração de agroecossistemas degradados através do manejo sustentado dos recursos naturais e seu monitoramento usando marcadores bioquímicos e moleculares.
A seleção das espécies pelo homem: como medir a evolução e a erosão genética através de técnicas bioquímicas e moleculares.
Conservação da biodiversidade: estratégias para resgate de genes.

• EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE
Acesso à biodiversidade: Aspectos éticos e legais.
Exploração da biodiversidade como fonte sustentável de novos produtos.
Aproveitamento biotecnológico da biodiversidade.

 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação da aprendizagem será efetuada através de 2 provas teóricas, compondo 50% da nota. A apresentação de um seminário/projeto de pesquisa e os exercícios em classe e em laboratório comporão 50% do conceito final.
Critério
Distribuição normal para classificação dos alunos segundo uma média final, assim descrita:
Média final
M final = 0,5 . M provas + 0,25 . M rel. práticas + 0,25. M seminário/proejeto, sendo
M provas = média de duas provas;
M rel. práticas = média dos relatórios de aulas práticas (3 ou 4) sob forma de protocolos;
M seminário = nota da apresentação do seminário sobre um projeto de pesquisa.
Norma de Recuperação
Prova a respeito de assuntos do programa geral previamente definidos.
 
Bibliografia
     
Magurran A.E. 2004. Measuring Biological Diversity. Science Books, 256p.
Melo I.S. e Azevedo J.L. (ed.) 1998. Ecologia Microbiana. EMBRAPA-CNPMA, Jaguariúna-SP, 488p.
Ricklefs R.E. 2010. A Economia da Natureza. Ed. Guanabara Koogan, RJ-Rio de Janeiro, 498p.
Moreira, F.M.S., Siqueira J.O. e Brussaard L. (ed.) 2008. Ed. UFLA, Lavras-MG, 768P.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Justificativa para alterações:
Introdução de aulas on line, proporcionando ao aluno melhor interatividade. Atualização da bibliografia, em busca de assuntos atuais. Devido a essa necessidade de atualização, foi realizada a inclusão dos Professores Colaboradores Jorge Mazza Rodrigues – Universidade da Califórnia – Davis, CA, EUA (aulas on line), Brendan Bohannan – Universidade de Oregon, Eugene, OR, EUA, (aulas online).
 

Clique para consultar os requisitos para CEN0167

Clique para consultar o oferecimento para CEN0167

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP