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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0463 - Política e Organização da Educação Básica no Brasil
Basic Education Policies and Organization in Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 60 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016

Objetivos
Propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Básica, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
91159 - Afranio Mendes Catani
80612 - Carmen Sylvia Vidigal Moraes
170585 - Cesar Augusto Minto
81022 - Claudia Pereira Vianna
4807111 - Doris Accioly e Silva
79349 - Lisete Regina Gomes Arelaro
91142 - Lucia Emilia Nuevo Barreto Bruno
1253112 - Marcos Ferreira dos Santos
1536156 - Maria Clara di Pierro
61405 - Marilia Pinto de Carvalho
1319164 - Ocimar Munhoz Alavarse
2917138 - Pedro Roberto Jacobi
1689780 - Roberto da Silva
1678040 - Rogério de Almeida
87690 - Romualdo Luiz Portela de Oliveira
2060961 - Rosangela Gavioli Prieto
1838796 - Rubens Barbosa de Camargo
2146261 - Shirley Silva
84853 - Sonia Maria Portella Kruppa
 
Programa Resumido
Esta disciplina visa propiciar ao licenciando condições para a compreensão e análise crítica das políticas públicas de educação, bem como da organização escolar e da legislação educacional referentes à Educação Básica, em suas diferentes modalidades de ensino, como elementos de reflexão e intervenção na realidade educacional brasileira. Para tanto, desenvolverá os seguintes tópicos: a) Função social da educação e natureza da instituição escolar: inserção do sistema escolar na produção e reprodução social; b) Direito à Educação, cidadania, diversidade e direito à diferença; c) Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais; d) Planejamento e situação atual da educação; e) Financiamento da educação; f) Gestão dos sistemas de ensino; g) Unidade escolar: gestão e projeto pedagógico.
 
 
 
Programa
a) Função social da educação e natureza da instituição escolar: inserção do sistema escolar na produção e reprodução social
b) Direito à Educação, cidadania, diversidade e direito à diferença
c) Organização e Legislação da educação básica no Brasil: aspectos históricos, políticos e sociais
d) Planejamento e situação atual da educação
e) Financiamento da educação
f) Gestão dos sistemas de ensino
g) Unidade escolar: gestão e projeto pedagógico
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, orientação de seminários, trabalhos, resumos, fichamentos, resenhas e leituras. Orientação e supervisão de estágios.
Critério
Avaliação contínua por meio de provas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades. O relatório a ser entregue ao final de estágio também é um dos elementos significativos da avaliação.
Norma de Recuperação
As estabelecidas pela USP. As formas, os períodos e os assuntos que farão parte do processo de recuperação serão definidos pelo docente da disciplina.
 
Bibliografia
     
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ZIBAS, D. M. L.; AGUIAR, M. A. da S.; BUENO, M. S. S. (Orgs). O ensino médio e a reforma da educação básica. Brasília: Plano, 2003.
Legislações e Normas sobre a educação federal, estadual e municipal.
 

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