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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0287 - Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico
Introduction to Educational Studies: Historical Approach

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
O curso tem por objetivo abordar a história da educação brasileira, com foco no processo de escolarização, como forma de introduzir os alunos aos estudos da Educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6399271 - Ana Luiza Jesus da Costa
44420 - Cynthia Pereira de Sousa
2177609 - Diana Goncalves Vidal
63108 - Maria Lucia Spedo Hilsdorf
2172708 - Maurilane de Souza Biccas
2049551 - Roni Cleber Dias de Menezes
58888 - Waldir Cauvilla
 
Programa Resumido
A disciplina se propõe a abordar a história da educação no mundo ocidental moderno e contemporâneo, a partir da análise do processo da escolarização da sociedade brasileira.
 
 
 
Programa
1. A constituição da escola no Brasil entre os séculos XVI e XXI:
1.1. O aparecimento da escola moderna;
1.2. A organização do sistema educativo;
1.3. As reformas educacionais;
1.4. A legislação geral.

2. A história da profissão docente no Brasil:
2.1. As congregações docentes;
2.2. Os primeiros funcionários públicos;
2.3. A criação das escolas normais;
2.4. A feminização do magistério;
2.5 A proletarização da profissão docente.

3. Métodos e Práticas escolares:
3.1. Os métodos de organização da classe;
3.2. Os métodos de ensino;
3.3. As escolas moderna e nova.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, trabalhos em grupo, seminários e outros.
Critério
Seminários, trabalhos em grupo, provas individuais e outros.
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
-“A Carta de Vilhena sobre a educação na colônia” , in RBEP, VII, 20 (1946).
-“Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, in Revista Brasileira de Estudos pedagógicos XXXIV, 79 (1960).
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-Vidal, D.G. e Silva, J.C.S. “O ensino da leitura na Reforma Fernando de Azevedo e a cidade do R. de Janeiro de finais da década de 1920: tempos do moderno”, in Revista de Pedagogia 2, 5 (UNB/Brasília) (www.fe.unb.br/revistadepedagogia).
-Vieira, Sofia L. “Neo-liberalismo, privatização e educação no Brasil”, in Oliveira, R. P. (org.). Política educacional: impasses e perspectivas. S. Paulo: Cortez, 1995.
-Villalta, L.C. “A educação na colônia e os jesuítas: discutindo alguns mitos”, in Vidal, D.G. e Prado, M.L., orgs. À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes (Edusp, 2002).
-Villela, H. “O mestre-escola e a professora”, in E.T. Lopes e outros, orgs. 500 anos de educação no Brasil (Autêntica, 2000).
-Villela, Heloisa. “A primeira escola normal do Brasil”, in Nunes, Clarice, org. O Passado sempre Presente (Cortez, 1992).
 

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