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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0292 - Psicologia Histórico-Cultural e Educação
Sociohistorical Psychology and the Understanding of Educational Phenomena

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016

Objetivos
- Oferecer aos alunos uma visão geral a respeito dos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano;
- Discutir relações entre pensamento e linguagem, aprendizado e desenvolvimento;
- Possibilitar o questionamento sobre temas relevantes para a prática educativa na sociedade contemporânea;
- Contribuir para o conhecimento de aspectos das práticas e relações do cotidiano escolar, refletindo sobre as marcas dessa instituição nos sujeitos, por meio da análise de narrativas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5768232 - Elizabeth dos Santos Braga
1755370 - Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
 
Programa Resumido
A disciplina objetiva discutir as complexas relações existentes entre desenvolvimento psíquico e as marcas culturais que o constituem. Partindo dos pressupostos da abordagem histórico-cultural (especialmente de seu principal representante, Lev S. Vigotski) e de outras fontes teóricas, fruto de investigações recentes, visa possibilitar a investigação de processos de constituição da singularidade psicológica de cada sujeito humano, evidenciando o papel da educação nos mesmos. Pretende-se examinar também novas perspectivas teóricas que auxiliem no questionamento de aspectos do debate atual acerca da noção das diferentes fases do desenvolvimento (infância, adolescência e vida adulta), da ação do professor e, mais especificamente, de alguns desafios presentes na prática educativa escolar na sociedade contemporânea. A disciplina propõe ainda a realização de entrevistas com diferentes sujeitos (professores, alunos e pais ou outros familiares) da comunidade escolar. As entrevistas (gravadas e depois transcritas) servirão como material para a elaboração do trabalho final do curso que consistirá numa análise crítica, devidamente fundamentada, a ser apresentada sob a forma de um relatório.
 
 
 
Programa
Psicologia e educação: considerações sobre a noção de desenvolvimento
Abordagens em psicologia e educação
A psicologia histórico-cultural e o papel da cultura no desenvolvimento humano
A psicologia e os desafios da prática docente
Interação entre aprendizado e desenvolvimento
Relações entre pensamento e linguagem
Linguagem, conhecimento e desenvolvimento nas relações escolares
Impactos da escolarização na constituição de singularidades
Entrevista como relação social e prática discursiva
Adolescentes: características psicológico-culturais
Escola, adolescência e mundo contemporâneo
As complexas relações entre universo familiar e escolar
Docência e tensões do cotidiano escolar
Desenvolvimento humano e a temática da deficiência: os desafios da inclusão
Histórias de vida e trajetórias docentes e discentes à luz de contribuições teóricas do curso
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estudo teórico dos textos constantes da bibliografia indicada; elaboração de trabalhos escritos (individualmente ou em grupo); exposição de conteúdo teórico e/ou discussão a partir de filmes, documentários e textos; realização de trabalho de estágio – seleção de sujeitos, elaboração de roteiros e realização de entrevistas, análise do material à luz dos conteúdos abordados no curso (relatório de estágio) – orientado pelo docente responsável pela turma.
Critério
Frequência e nota mínimas exigidas pela universidade; participação nas aulas; entrega e/ou apresentação de trabalhos nas datas combinadas no grupo; realização de trabalho de campo proposto como estágio.
Norma de Recuperação
De acordo com orientações do docente responsável pela turma e com o calendário do semestre.
 
Bibliografia
     
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ZAGO, N. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
 

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