Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0337 - Do Afro ao Brasileiro: Religião e Cultura Nacional
From Afro to Brazilian: religion and national culture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Oferecer uma perspectiva antropológica de interpretação do processo de formação das religiões afro-brasileiras sublinhando seus diálogos com a cultura nacional em termos de comportamento, estilo de vida, produção simbólica e construção identitária.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1980211 - Vagner Goncalves da Silva
 
Programa Resumido
Oferecer ao aluno de ciências sociais uma perspectiva antropológica de interpretação do processo de formação e da dinâmica das religiões afro-brasileiras sublinhando seus diálogos com a cultura nacional em termos de comportamento, estilo de vida e produção simbólica.
 
 
 
Programa
O curso apresenta, na primeira parte, uma perspectiva diacrônica da formação das religiões afro-brasileiras a partir das principais matrizes que as geraram: a matriz africana, o catolicismo popular e as religiões indígenas. Considerando a religião como um sistema cultural, privilegia, numa abordagem sincrônica, os dois modelos mais conhecidos destas religiões (o candomblé e a umbanda), tratando-os em termos de estrutura ritual, cosmologias, liturgia, organização social, noção de pessoa etc. Na segunda parte, propõe uma discussão sobre os diálogos da religiosidade afro-brasileira com algumas esferas da cultura nacional (música, dança, festas populares, literatura, artes plásticas etc.) buscando analisar as estratégias e os contextos políticos que os possibilitam. Finalmente, na terceira parte, apresenta algumas tendências contemporâneas de análise dos significados das heranças africanas na construção identitária das populações negras no Brasil.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, Seminários, Material audiovisual (filmes, documentários, slides etc.), Atividade extraclasse.
Critério
Uma prova escrita, individual e sem consulta sobre os textos, discussões em aula e material áudio-visual apresentado.
Norma de Recuperação
1) Prova de recuperação escrita, individual e sem consulta sobre todas as unidades do curso. A nota de recuperação será calculada da seguinte forma: a nota da prova (peso 3) somada à nota de recuperação (peso 1) e o resultado dividido por 4.
 
Bibliografia
     
Unidade I:
BASTIDE, Roger - As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo. Pioneira. 1985.
DANTAS, Beatriz G. - Vovó Nagô e Papai Branco. Rio de Janeiro. Graal. 1988.
ORTIZ, Renato - A Morte Branca do Feiticeiro Negro. Rio de Janeiro. Vozes. 1978.
BRUMANA, Fernando & MARTINEZ, Elda – Marginália sagrada. Campinas, Ed. da Unicamp, 1991.

Unidade II:
VIANNA, Hermano - O Mistério do Samba. Rio de Janeiro, Zahar,1995.
ARAÚJO, Emanoel (org.) – A Mão Afro-brasileira – significados da contribuição artística e histórica. São Paulo, Tenenge, 1988.
MAGGIE, Yvonne - Medo de Feitiço: Relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro. Arquivo Nacional. 1992 (Introdução e conclusão)
SANTOS, Jocélio Teles – O poder da cultura e a cultura no poder. A disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, Edfuba, 2005 (Cap. 3- “O candomblé como ‘imagem força’ do estado”).
MONTES, Maria Lucia – “Figuras do Sagrado: Entre o público e o privado”. In: História da vida privada no Brasil. Vol 4, São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

Unidade III - Ampliando a discussão para os significados da diáspora africana nas Américas:
GILROY, Paul – The Black Atlantic: Modernity and Double Consciousness. Cambridge: Harvard UP, 1992.
MATORY, James Lorand - Black Atlantic Religion: Tradition, Transnationalism, and Matriarchy in the Afro-Brazilian Candomble. Princeton University Press, 2005.
MINTZ, Sidnei & PRICE, Richard – The Birth of African-American Culture: an Anthropological Perspective. Boston, Beacon Press, 1992
 

Clique para consultar os requisitos para FLA0337

Clique para consultar o oferecimento para FLA0337

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP