Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0339 - Leituras em Etnologia I - Clássicos
Readings in Ethnology I - The classics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2001 Desativação: 11/03/2014

Objetivos
Fornecer ao aluno a oportunidade de ler na íntegra monografias clássicas, dando-lhe instrumentos para a apreciação crítica das mesmas, no quadro dos caminhos tomados pela reflexão antropológica.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Serão lidas e discutidas em detalhe monografias que constituem referência obrigatória dos antropólogos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários e aulas expositivas.
Critério
A avaliação será feita com base na participação nos seminários e em trabalhos individuais (resenhas críticas).
Norma de Recuperação
A recuperação nesta disciplina consistirá de prova escrita sobre toda a matéria discutida durante o curso e, em seguida, entrevista oral, a serem realizadas durante a primeira semana letiva do semestre imediatamente posterior àquele em que a disciplina foi ministrada.
 
Bibliografia
     
DURHAM, Eunice R. 1978 A Reconstituição da Realidade. Um estudo sobre a obra etnográfica de Bronislaw Malinowski. São Paulo, Ática
EVANS-PRITCHARD, E. E. [1972] 1985 - Antropologia Social. Lisboa, Edições 70
GEERTZ, C. 1973 - « Thick Description: Toward an Interpretive Theory of Culture » in The Interpretation of Cultures. Nova Iorque, Basic Books, pp. 3-30 (Trad. bras., A Interpretação das Culturas, Rio de Janeiro, Zahar, Cap. 1)
GEERTZ, C. - 1987 Works and Lives. The Anthropologist as Author. Stanford University Press. (Trad. espanhola, El Antropologo como Autor, Barcelona, Paidos, 1979)
SPERBER, D. 1989 - Le Savoir des Anthropologues. Paris, Hermann

 

Clique para consultar os requisitos para FLA0339

Clique para consultar o oferecimento para FLA0339

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP