Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0702 - Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia e Material Didático
Geography Teaching Internship and Didactic Material

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 100 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008

Objetivos
1.Viabilizar o acesso ao manejo de diversas linguagens auxiliares para o ensino de Geografia.
2.Proporcionar a discussão do embasamento conceitual dos temas da Geografia através de diferentes linguagens e técnicas.
3.Produzir e refletir sobre o uso de materiais e ou recursos didáticos que possam ser utilizados no ensino de geografia.
 
 
 
Programa Resumido
Os recursos didáticos diversificados são fundamentais para o ensino de Geografia. Sua utilização e produção é indissociável das concepções teórico-metodológicas do conhecimento geográfico assim como da metodologia do ensino de Geografia.
 
 
 
Programa
1.A utilização de textos em prosa e poesia e sua possível elaboração.
2.A importância e uso de mapas e maquetes.
3.O uso de imagens no ensino (fotos, filmes, vídeos de programas e documentários , quadrinhos e outros materiais audiovisuais).
4.A importância e uso da música
 
 
 
Avaliação
     
Método
.
Critério
.
Norma de Recuperação
.
 
Bibliografia
     
AB’SABER, A . N. (coord). Educação e mio urbano in Geografia e palnejamento, 31, São Paulo: IG, 1978.
ALVES, G. A . Tv e vídeo: uma possibilidade de discussão de região in BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, 79, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003. (especial sobre ensino).
ANDERSON, J e VASCONCELLOS, R. Mapas para e por crianças: possíveis contribuições dos cartógrafos, Anais I Colóquio Cartografia para crianças, Rio Claro: LEMADI-DG-USP/ LEG-UNESP, 1995.
CARLOS, A .F. A. (org). A geografia em sala de aula, São Paulo: Contexto, 2001.
KAYSER, B. O geógrafo e a pesquisa de campo in Seleção de textos 11, São Paulo: AGB, 1985.
LACOSTE, Y. Pesquisa e trabalho de campo in Seleção de textos 11, São Paulo: AGB, 1985.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO.Parâmetros Curriculares Nacionais- Geografia, Brasília: MEC, 1997.
MONBEIG, P. Papel e valor do ensino de Geografia e de sua pesquisa. Boletim Carioca de Geografia, ano VII, números 1 e 2, Rio de Janeiro.
SANTOS, C. A cartografia temática no ensino de Geografia: a relevância da realidade relevo.Dissertação de mestrado, DG/FFLCH/USP, 2002.
SILVA. R. T. Das telas para a sala de aula: televisão e vídeo no ensino de história, dissertação de mestrado: FE/USP, 2002.
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino de Geografia do 1ograu. Tese de doutorado, DG/FFLCH/USP, 1996.
TRICARD, J. e outros. Reflexões sobre a geografia, São Paulo: AGB,
TRUFFI, Y. H. e FRANCO, L.A . C. Multimeios aplicados à educação: uma leitura crítica. São Paulo: FTD, 1990.
 

Clique para consultar os requisitos para FLG0702

Clique para consultar o oferecimento para FLG0702

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP